Eu chamo de refeição livre aquela refeição “diferente”, geralmente um pouco mais calórica que o nosso normal. Geralmente aparece nos momentos mais sociais, com alimentos/bebidas que curtimos, que tenhamos prazer com o seu consumo. Nunca gostei do termo Dia do Lixo 1) porque o dia é muito longo, dá pra fazer muita bobagem em um dia; e 2) porque não comemos lixo, certo? ou não deveríamos…)..

Considerando uma pessoa que está cuidando da sua alimentação (que segue o plano alimentar da Nutri ?) e que pratica exercícios físicos de forma regular, não há problema algum em se permitir fazer refeições livres (a frequência dessas refeições é individualizada, depende da pessoa e dos objetivos, mas na maioria das vezes a minha orientação fica em até 2 por semana. Até porque geralmente são refeições de qualidade reduzida e valor calórico aumentado, então precisa ser controlado).

E após fazer essa refeição, devo “compensar”? Não!! Você deve voltar para sua alimentação regular na próxima refeição. Nada de fazer jejum, ou dieta detox ou qualquer outra forma de compensação. Isso não existe e não funciona na maioria dos casos. Na prática, você vai compensar o dia inteiro (ou seja, reduzir muito a ingestão calórica) e no jantar vai comer muito mais que o normal. E daí vem a sensação de culpa e de falta de controle. Ou não é assim?. Resumindo: cuide da sua alimentação e exercite-se com regularidade. Dessa forma você pode programar sua refeição livre e curti-la sem culpa (observando frequência e quantidades), e sem prejudicar seus objetivos e saúde..

Agendamentos pelo Whats (51) 9.9853.4013.
Grande abraço!

Nenhum Comentário

Comentários Desativados