Essa é uma pergunta bastante comum: qual a diferença entre a Nutrição Esportiva e a Nutrição “Normal”?
.
Eu fico imaginando o que vêm à mente de muitas pessoas quando se fala em Nutrição Esportiva: frango ? ?com batata doce, clara de ovo e muita suplementação. Acho que esse conceito tão simplista e errôneo já está mudando, acredito que o trabalho dos profissionais sérios está começando a surtir efeito. Sem mais delongas:
.
?? É tudo Nutrição! As bases da Nutrição são as mesmas. Todos os conceitos da Nutrição serão utilizados na Nutrição Esportiva.
.
?? A Nutrição Esportiva terá AINDA um olhar e uma atuação diferenciados para o atleta ou o praticante de exercícios físicos: na mudança de composição corporal (aumento de massa magra, redução de gordura corporal), rendimento, sistema imunológico, necessidades nutricionais diferenciadas para esses grupos, hidratação… sempre de acordo com a modalidade esportiva praticada.
.
?? E por último, trabalhamos com pessoas. E pessoas costumam ser complexas. Então o indivíduo pode até chegar no Nutricionista com o objetivo único e específico de aumento de massa magra, por exemplo. E em anamnese o profissional percebe um quadro de azia, ou possível refluxo (que ela nem investigou), de longa data, que nem seria mencionado já que é considerado normal. E/ou alterações bioquímicas (glicose, perfil lipídico, deficiências nutricionais, processo inflamatório), disbiose, alergias, intolerâncias, baixa imunidade, e por aí vai. Situações super comuns atualmente e que o Nutricionista tem bastante campo de atuação. Sem mencionar o fato de que, de novo, são pessoas, com hábitos, com vontades, com prazeres… Então o olhar do Nutricionista precisa ser muito mais abrangente do somente voltado para o Esporte.
.
? Grande Abraço!
No Comments Yet

Comments are closed

Secured By miniOrange