Oi!
Para quem ainda não conhece minha linha de trabalho dentro da Nutrição, vou me apresentar. Eu sou a Nutri que incentiva a fazer o básico. A comer mais comida de verdade e menos produto industrializado. Que não condena alimentos. Que não diz “não pode”, mas tenta ensinar a fazer melhores escolhas. Que tenta ajudar a pensar no todo, que irá influenciar nos seus resultados e na sua saúde, e isso inclui prática de exercícios físicos e sono adequado, por exemplo.
Trago hoje essa observação por 3 motivos:
1 – porque apesar de achar lindo idéias mais complexas, receio que as pessoas comecem a achar que uma alimentação mais “básica”, ou menos complicada, não seja efetiva ou saudável, e isso não é uma verdade. Não sei vocês, mas tenho várias receitas salvas, com ingredientes diferentes do meu habitual, que nunca são colocadas em prática.
2 – porque a maioria das pessoas tem dificuldade em fazer o básico! Eu diria que pelo menos 90% do público que chega no consultório para a primeira consulta não faz ou precisa melhorar o básico. Isso é uma constatação, não uma crítica.
3 – porque eu faço o básico. O que eu incentivo eu faço. E as dificuldades que eu tenho estou trabalhando para melhorar, exatamente da mesma forma que trabalho meus pacientes (sim, sempre terá um hábito que pode ser melhorado, isso é um trabalho constante). E a grande maioria das dificuldades que meus pacientes passam eu já passei (ou passo), então posso falar com conhecimento de causa. Então, antes de pensar em fazer algo mais complexo, pense em melhorar o básico.
Precisa de ajuda? Procure um profissional para orientá-lo. E desconfie de quem complica.
Grande abraço!