CREATINA
Um dos suplementos mais utilizados, eficazes e estudados.
Aumenta a produção de energia da célula resultando em mais força e potência nos atletas e praticantes de exercícios.
Além de ser versátil e atualmente ser utilizada em outras situações como em idosos para auxiliar na redução da perda de massa muscular.
CAFEÍNA
É um estimulante do sistema nervoso central, ajudando a reduzir a sensação de fadiga e percepção de cansaço, e aumentado o estado de alerta e concentração.
É muito utilizado antes dos exercícios, mas também com benefícios associados durante e após algumas modalidades esportivas.
Atenção deve ser dada às quantidades utilizadas pois devem ser individualizadas. Os excessos podem ser prejudiciais, assim como o horário em que será utilizada também.
NITRATO
O Nitrato é a substância que se popularizou entre atletas a partir do suco de beterraba, que é rico nesse nutriente.
Ele é um vasodilatador, que gera aumento do fluxo sanguíneo, e dessa forma entrega mais nutrientes e oxigênio à musculatura, melhorando a performance. É utiizado principalmente em exercícios de longa duração como o ciclismo, por exemplo.
A grande questão dessa suplementação está no momento de utilizá-lo pois precisa de pelo menos 2h para começar a agir.
BETA-ALANINA
A beta-alanina pode melhorar desempenho esportivo pois retarda a fadiga.
Ela age aumentado os estoque de carnosina. Durante exercícios intensos, existe acúmulo de lactato intra-muscular, elevando a acidez do ambiente e reduzindo a capacidade de contração muscular. A carnosina é capaz de neutralizar essa acidez.
O seu uso deve ser crônico de forma a aumentar os estoques de carnosina. Existe um protocolo a ser seguido. Então não vai ser suficiente aquela beta-alanina que você usa 3 vezes por semana no seu pré-treino.
BICARBONATO DE SÓDIO
De forma semelhante à beta-alanina, o bicarbonato de sódio pode ajudar a melhorar a performance em exercícios intensos por neutralizar a acidez causada pela maior produção de lactato.
Diferente da beta-alanina, o seu uso pode ser pontual (agudo), ele agirá no treino a ser realizado na sequencia.
A maior dificuldade está na sua aceitação gástrica pois as quantidades costumam ser maiores (também individualizadas de acordo com o peso corporal).
Lembre de sempre planejar a sua suplementação junto ao seu Nutri Esportivo.