Hoje o recado vai para os homens. Papo reto, vai doer, mas o assunto é importante: excesso de Ferritina.
A Ferritina mostra o estoque intracelular de ferro. É mais comum o excesso, ou sobrecarga, estar presente em homens pois homens não menstruam. O excesso é ruim pois pode prejudicar coração e fígado, além de que Ferro é muito reativo, aumentando a produção de radicais livres, que aumentam chance de doenças como câncer, por exemplo.
O problema é que quando você recebe as orientações médicas (reduzir consumo de carnes, feijão, vegetais verde escuros e não usar panela de ferro) você põe todas em prática MENOS a principal, que é reduzir consideravelmente o consumo de carnes (sim, inclui frango). Ou não é verdade? E não estou dizendo que você precisa virar vegetariano, é só passar a comer carnes de forma adequada. E por que a carne é a principal mudança a ser feita? 1 – porque é dela a principal absorção de ferro (ferro heme), a do reino vegetal (não-heme) absorvemos muito pouco; e 2 – porque geralmente homens comem uma quantidade maior de carnes (o cálculo na hora de comprar a carne do churrasco é de 500-700g por homem, não é isso?).
Pense nisso. Se a sua Ferritina apareceu alta no exame, faça uma auto-avaliação da sua alimentação, de verdade, sem tapar o sol com a peneira. E se precisar, busque ajuda de um Nutricionista para adequar sua dieta e lhe orientar.
Abraço, um ótimo fim de semana! E não fiquem de mal comigo. ??