Respondendo ao questionamento feito no storie, Sim! Whey Protein pode ser utilizado no processo de emagrecimento. Vamos às vantagens e desvantagens:
? Dietas mais protéicas podem auxiliar o processo de emagrecimento 1) por promoverem maior saciedade e 2) porque as proteínas possuem um efeito térmico maior em relação a carboidratos e gorduras, ou seja, o corpo precisa gastar mais energia para metabolizá-las. Logo, suplementos protéicos (mencionei Whey Protein mas pode ser outro suplemento protéico, como de origem vegetal, por exemplo) podem auxiliar no processo de emagrecimento caso a alimentação não atinja as quantidades recomendadas.
? Importante mencionar que uma dieta hiperprotéica para emagrecimento pode ser algo em torno de 1,25g/Kg. É uma quantidade um pouco superior às recomendações atuais para pessoas sedentárias (0,8-1,0g/Kg de peso). Para muitos essa quantidade é muito fácil de ser obtida a partir da alimentação. Para outros nem tanto.
?Importante pensar que uma dieta não será elaborada pensando somente na proteína, precisamos pensar em todas as necessidades do indivíduo, de macro e micronutrientes. Então antes que você pense “então quanto mais proteína, melhor”, não é bem assim. Nosso corpo é muito mais complexo e com maiores necessidades do que somente proteínas. Além do que proteínas também contém energia, logo se você consumir em excesso, também pode aumentar gordura corporal. Ou não atingir o resultado de emagracimento esperado (percebeu que a quantidade de suplemento a ser usada também será importante? Assim como o momento também fará diferença no seu resultado).
? Resumindo: sim, pode ser interessante e utilizada. Não necessária. Mas faça com orientação de um Nutricionista. Já atendi “pencas” utilizando o Whey de uma forma não correta, e isso estava comprometendo a evolução dos resultados.
Obs: não, o correto não é usar 30g, isolado, com água, imediatamente após o treino, como geral usa. Muito menos para emagrecimento. Isso é passado.
Grande Abraço!