Você sabia que alimentos de origem vegetal também podem ser boas fontes de proteínas? Não é só nas carnes, ovos e leite (origem animal) que esses nutrientes se encontram, embora essas sejam as fontes mais divulgadas.
Cada vez mais se fala (e vocês ainda vão ouvir falar muito sobre isso) em reduzir o consumo de proteínas de origem animal da nossa alimentação. Por questões de saúde e de sustentabilidade. E como atingir então as recomendações de proteínas se eu reduzir o meu consumo de alimentos de origem animal? Buscando no reino vegetal.
Dá uma olhadinha na tabela que montei, com os principais alimentos. Fernanda, mas a maioria desses alimentos são também ricos em carboidratos!! Verdade, e em fibras, vitaminas, minerais… Lembra quando tantas nutris (incluindo a minha pessoa) diziam/dizem que carboidrato não é vilão? É tudo uma questão de escolhas (qualidadeXquantidadeXmomento). Mais um motivo para não fazer dietas super restritivas em carboidratos, muito menos sem orientação profissional (de um Nutricionista!).
Enfim, eu diria que, no mínimo, essa mobilização mundial em prol da redução de proteínas animais, serve para incentivar a incluir mais alimentos de origem vegetal, geralmente tão deficitária na nossa alimentação, e com tantos benefícios. Comece observando no seu dia: em quantas refeições aparece pelo menos 1 alimento de origem vegetal? De boa qualidade, não vale pão branco ou schmier. ?
Grande Abraço!