E por último, vou falar da batata (inglesa, branca) que é outra que, nos últimos anos, com a valorização da batata doce, acabou por virar mito. Só nessa semana 2 pessoas que atendi ficaram impressionadas com a batata branca como opção de carboidrato no Plano Alimentar, pois acreditavam que a mesma não era “permitida”.

Em primeiro lugar precisamos perder essa mania de valorizar um alimento e desmerecer o outro. Tanto a batata doce quanto a inglesa terão vantagens e desvantagens se compararmos uma com a outra. Uma dieta balanceada é uma dieta variada. Mas como foi a partir desse comparativo que surgiu a atual situação da batata inglesa, usarei a batata doce como comparativo para melhor entendimento.

Se comparada à batata doce, a batata inglesa contém menos carboidrato, menor valor calórico e mais proteína. E contém outros nutrientes em menor quantidade como fibras e beta caroteno, por exemplo. Um dos fatores que as diferencia (e foi daí que surgiu o mito) é que ela possui um índice glicêmico maior. Isso não quer dizer que ela engorde porque 1) nenhum alimento engorda ou emagrece de forma isolada e 2) uma refeição precisa ser avaliada pela sua carga glicêmica, e não somente pelo índice glicêmico de um único alimento. Então, você precisa observar a quantidade ingerida (o que não é diferente em relação a batata doce ou a outros alimentos) e balancear a composição do seu prato, incluindo fibras, proteínas e gorduras que diminuirão a carga glicêmica da refeição.

Eu amo batata! Minha resposta pra uma das pessoas que relatei acima: “deusmelivre alguém me mandar parar de comer batata! (sem um ótimo motivo)”. ?

Grande Abraço, um ótimo fim de semana estendido a todos!

No Comments Yet

Comments are closed

Secured By miniOrange