Post um pouco “puxão-de-orelha”. Prefiro falar sobre o que comer e não sobre o que evitar. Mas a presença dos embutidos na vida dos brasileiros continua muito alta, então me sinto na obrigação de falar sobre o assunto.

Desde 2015 a Organização Mundial da Saúde já incluiu os embutidos na sua “lista negra” de alimentos carcinogênicos (ao lado do cigarro, por exemplo), estando classificados no grupo 1, com evidências suficientes de ligação com desenvolvimento de câncer. Estima-se que o consumo diário de 50g seja suficiente para aumentar em 18% a chance de câncer de intestino, um dos de maior incidência tanto em homens quanto em mulheres. Nessa lista entram alimentos como mortadela, salsichas, peito de peru, presunto… São considerados alimentos ultraprocessados.

Apesar de não ser uma informação nova e tampouco desconhecida pela população, infelizmente seu consumo continua sendo muito habitual, inclusive entre crianças e adolescentes, o que reflete o consumo dos pais/cuidadores.

Sim, eu sei que eles são saborosos e práticos… E a vida é tão corrida… A boa notícia é que existem bons substitutos com pequeno aumento na mão-de-obra, mas que depois que estiverem na sua rotina você nem perceberá mais. É só uma questão de mudança de hábitos, e é mais fácil do que você imagina. A vida é feita de escolhas. Colhemos amanhã o que plantamos hoje. Faça melhores escolhas pra você e pra sua família.

Grande Abraço!

No Comments Yet

Comments are closed

Secured By miniOrange