Pois é, apesar de ser um assunto emergente, já existem muitos estudos na área mostrando que sim, o quando comer pode impactar no nosso peso e metabolismo. O paper mencionado foi um estudo de revisão que foi buscar o que se tem em relação às 3 principais refeições do dia:
Almoço – estudos comparando quem almoça cedo (horário convencional) com quem almoça tarde (por exemplo >15h) responde menos à dietas de redução de peso, possuem menor tolerância à glicose, menor gasto energético de repouso e menor oxidação de carboidratos.
Jantar – estudos mostram que quem possui o hábito de jantar tarde ou comer tarde da noite possui maior risco de desenvolver obesidade, dislipidemia, hiperglicemia e síndrome metabólica.
Café da Manhã – esse horário ainda parece contraditório. O que se sabe é que pular o café da manhã tem relação com obesidade..Esses efeitos estão relacionados à Melatonina (hormônio que produzimos no período noturno) e que a mesma piora a tolerância à glicose.
Importante: trouxe esses dados porque estou encantada com essas informações. Mas ainda há muito o que ser pesquisado, e obviamente existem individualidades, cada caso é um caso, o nosso relógio biológico não é exatamente igual para todos. Mas principalmente trago essas informações para chamar a atenção para a importância do sono (de novo), pois é mais comum o relato de pacientes dormindo pouco e inadequado do que aqueles que possuem uma boa higiene do sono, que na prática clínica são a minoria. Incluindo adolescentes e crianças.
Grande Abraço e um excelente 2020 para todos!