Foi amplamente divulgado pelos Nutricionistas nesse momento a importância de muitos nutrientes para o nosso Sistema Imunológico. São vários mas em especial tem se falado na Vitamina C, Zinco e Vitamina D. E é sobre essa última que quero conversar hoje.
Falei brevemente sobre ela há alguns posts atrás. Apesar de ser chamada de Vitamina, ela é, na verdade, um hormônio. É encontrada muito pouco na nossa alimentação, ela é principalmente sintetizada na nossa pele a partir da exposição solar. Essa exposição, generalizando uma recomendação já que ela é sintetizada de formas diferentes (por exemplo, pessoas de tom de pele mais claro precisam de menor exposição solar; pessoas de tom de pele mais escuro, precisam de maior exposição solar), seria de pelo menos 3x/sem., durante aprox. 15min., no horário quente do sol (12-14h), com alguma região do corpo exposta e sem protetor solar (pernas, braços, tronco por exemplo), eu não indicaria expor o rosto.
Outra informação importante é que alguns órgãos ainda trabalham considerando estoques adequados de Vitamina D em torno de 20ng/ml (que é o que aparece lá na referência do exame de sangue), mas está amplamente difundido na literatura atual a necessidade de um estoque bem maior que esse como sendo considerado um estoque ótimo (40-60ng/ml). E que esse estoque ótimo, entre outras funções no nosso organismo, seria importante para um Sistema Imunológico mais competente.
Na prática, a maioria das pessoas precisa de um plano de suplementação já que o hábito de pegar o sol mencionado acima não está enraizado ou acessível a muitos. E a maioria das pessoas está deficiente neste nutriente.
Valorize, busque adquirir bons hábitos! Não agora. Agora também, é muito importante fazer isso. Mas sempre! Boa qualidade da alimentação, prática de exercícios, sono e exposição solar adequados. O que você pode evoluir hoje? Independente de estar em Quarentena. Eu estou evoluindo a questão da exposição solar. Era uma meta que eu tinha de longa data e agora estou conseguindo colocar em prática. Mas a ideia é manter após essa fase, e é totalmente possível. Chamo de rotina e disciplina.
Abraço, cuidem-se!