O consumo de adoçantes artificiais com o objetivo de reduzir/substituir o açúcar e, dessa forma, promover redução de peso, é uma estratégia ainda muito comum. Mas será que ela é efetiva?
Estudos mostram que alguns adoçantes artificiais, assim como as bebidas e alimentos light onde eles aparecem na composição:
? Podem alterar a sua microbiota intestinal; ? prejudicando assim a resposta da Insulina, que é o hormônio responsável por “guardar” a Glicose; ? com maiores níveis de glicose sanguínea, aumentam as chances de aumento de peso e de desenvolvimento de Diabetes Tipo 2. ? E ainda por cima eles não irão reduzir totalmente a sua vontade de comer doces.
“Ah, mas pelo menos eles não tem calorias”. Nem tudo se resume a calorias, precisamos pensar em qualidade e respostas metabólicas, que é o caso quando falamos dos adoçantes artificiais.
Trabalhe o seu paladar para precisar menos do sabor doce. Melhorando a qualidade da alimentação, do sono e a prática de exercícios físicos são outras boas formas de reduzir as compulsões por doces.
Grande Abraço!