O pão é um alimento que faz parte da nossa cultura. E tem seu valor! Quando pensamos em alimentação saudável, não falamos somente do valor nutricional de cada alimento, mas o fator cultural e o prazer ao comer também precisam ser levados em consideração. Mas vamos às respostas da pergunta acima:
Nenum alimento é capaz de engordar ou emagrecer sozinho;
O emagrecimento depende de todo um contexto: déficit calórico, prática de exercícios físicos, sono adequado, horários que fazemos nossas refeições, entre outros;
É importante observar a quantidade e a frequencia com que esse pão aparece na sua dieta: é diário ou eventual? É 1 vez ao dia ou aparece em 3 refeições? Você está substituindo o almoço-comida por pão?
O que você está adicionando a esse pão? Margarina + presunto + queijo, schmier? Ou ovos, saladas, proteínas de boa qualidade?
Perceba que são vários os fatores que irão influenciar nas respostas do organismo.
Importante ressaltar que a melhor dieta é aquela que o meu paciente tem boa adesão e consegue seguir por mais tempo. Então, se você chegar no meu consultório comendo 100g de pão por dia, talvez muito mais fácil que retirar esse pão seja reduzir, adequar horários, melhorar qualidade, com que acompanhamento você o está consumindo…
Eu não sei vocês, mas a minha dieta tem pão sim!
Abraço, bom fim de semana!