Você tem o hábito de consumir bebidas energéticas no seu dia a dia? No consultório, esse relato tem sido crescente. Confesso que não gosto muito dessa opção, e na grande maioria dos casos, a minha orientação será a de evitar o seu consumo dessa forma (habitual).
Motivos para tal orientação:
– são bebidas industrializadas e adoçadas assim como refrigerantes ou sucos de caixinha: ou com açúcar ou com adoçantes artificiais. Ambos com efeitos negativos à saúde dependendo da quantidade e frequência com que são ingeridos;
– você precisa adequar à quantidade diária de cafeína consumida, para que fique dentro de uma quantidade baixa/moderada, dependendo de cada pessoa e situação;
– e você precisa adequar o horário que será consumida, justamente pelo seu conteúdo de cafeína. Se consumi-la turno da tarde/noite possivelmente trará algum impacto negativo à qualidade do seu sono. O que impactará diretamente na sua saúde, rendimento (esportivo e cognitivo) e composição corporal (se for um hábito crônico).
Se você usa a bebida energética com o objetivo de reduzir fadiga/sono, é mais importante observar e trabalhar para corrigir o motivo principal que está gerando esse fator. E não mascará-lo com o abuso de cafeína. ?
Grande Abraço!