A partir de segunda, para muitas pessoas, começa o ano de verdade e, ao mesmo tempo, está aberta a temporada de dietas. O objetivo: eliminar aqueles quilos indesejados adquiridos no período de festas e férias (alguma coincidência com o Projeto Verão? Onde o objetivo é eliminar o peso adquirido durante o inverno? E segue o ciclo, dieta/fora-da-dieta… 8 ou 80, ou estou fazendo tudo ou não estou fazendo nada… e muitos vão adquirindo peso dessa forma, ao longo dos anos, e nem percebem (você sabe o seu peso de 1 ano atrás?). Então algumas observações sobre essas estratégias:

Sim, as dietas mencionadas (Cetogênica, Low Carb, Jejum Intermitente (Detox não, pra isso temos fígado)) PODEM ser uma ferramenta a ser utilizada pelo profissional Nutricionista, que levará em consideração inúmeros fatores como prós e contras para cada paciente. Na minha prática o que percebo é que quase 100% dos casos que chegam no consultório precisam evoluir o básico: beber água, fazer exercícios, dormir direito… ou a dieta (o hábito alimentar da pessoa) é desbalanceada e tem muito a ser evoluído… ou o comportamento em relação à comida e ao corpo não é bom… enfim, existem melhorias a serem trabalhadas que, após assimiladas, garantirão a manutenção dos resultados obtidos. Coisa que as dietas não fazem.

Já pensou sair de férias, viajar, passar pelo período de festas, aproveitar esses momentos e ainda assim voltar à rotina tranquilo sabendo que o pouco que talvez possa ter adquirido (ou perdido) nesse período logo será recuperado retornando à rotina? Isso só é possível com mudança de hábitos. Porque mesmo em períodos um pouco diferentes (e temporários) muito é mantido, e não porque a pessoa está de dieta mas porque tais hábitos já fazem parte dela. Já as dietas podem ter um efeito contrário: ou a pessoa faz ou ela aproveita esses momentos sociais. E se ela resolver aproveitar, daí “azar! Depois eu faço outra dieta”. E aí vem o estrago. Ou não é assim?

Pense nisso, esse pode ser um bom objetivo para (a partir de) 2020. Procure ajuda, alguém que possa lhe guiar nessa jornada. E lembre-se que alimentação quem prescreve é Nutricionista.

Grande Abraço, um ótimo fim de semana!

No Comments Yet

Comments are closed

Secured By miniOrange