Ontem me questionaram sobre o que eu achava de dietas muito restritivas em carboidratos (Low Carb) para emagrecimento. Eu vou levantar alguns pontos que devem ser levados em consideração:
VANTAGENS
* É uma dieta rica em proteínas e em gorduras, logo ela promove uma boa saciedade. Desse ponto de vista, ela pode ser “fácil” de fazer (você não sente fome).
* Além de promover saciedade, a proteína também necessita de mais energia para ser metabolizada. Logo, é uma dieta efetiva para o emagrecimento.
“Deu Fernanda, não precisa dizer mais nada, resolvi fazer na última frase”. Calma, continua lendo.
DESVANTAGENS
* Será desbalanceada se não for bem planejada. Podem faltar nutrientes importantes, em especial Fibras. As principais fontes de fibras da nossa dieta são feijões, frutas e cereais integrais, todos alimentos com extrema restrição nessa dieta. Logo, a ingestão de saladas e legumes precisa ser alta, além da muito provável necessidade de suplementação de Fibras. O seu intestino não gostará muito dessa dieta.
* Podem ocorrer sintomas como redução de rendimento/força durante exercícios, alteração de humor, dor de cabeça.
* A qualidade precisa ser boa. Na prática, vejo dietas Low Carb ricas em creme de leite e bacon. Se for assim, o seu organismo não vai gostar dessa dieta, de novo.
* Como é sua dieta hoje? Com 5 cacetinhos por dia? Ou você chama lanche do aplicativo dia sim, dia não? Será muito mais efetivo adequar essa alimentação do que fazer uma restrição nesse nível em carboidratos.
* Você parou para pensar em como irá sustentar o peso perdido? Porque se você voltar a fazer o que fazia antes da dieta, o peso será readquirido. “Mas depois da dieta eu faço uma reeducação alimentar”. Pode ser uma ideia. Quantas vezes vi isso na prática? Nunca. A pessoa desiste antes da parte da reeducação alimentar.
Onde eu quero chegar: sim, ela é efetiva para emagrecimento. Na prática, hoje, aplico pouco. Porque na maioria dos casos podemos promover a redução de peso de forma saudável, equilibrada e, principalmente, aprendendo a comer. E é esse o fator que sustentará a redução de peso.
Grande Abraço, bom fim de semana!