Recursos Ergogênicos são aqueles capazes de melhorar a capacidade de trabalho físico ou de desempenho atlético. Dentre os recursos nutricionais, está a cafeína, que vem sendo muito utilizada por atletas e esportistas desde 2004, quando a substância foi exluída da lista de substâncias restritas pela Agência Mundial de Anti-doping.
Os efeitos fisiológicos da cafeína ainda são controversos, mas alguns estudos mostraram os seguintes resultados positivos: redução da fadiga durante exercícios prolongados, ação sobre a reserva de glicogênio muscular, aumento da força de contração muscular, diminuição de dor muscular após exercício extenuante. Apesar disso, os resultados dos estudos não são conclusivos, principalmente em relação aos mecanismos responsáveis pelos efeitos da cafeína.
É importante observar: as quantidades ingeridas, que vão variar de acordo com o alimento/bebida fonte dessa substância e que, em excesso podem trazer efeitos indesejáveis à saúde; o momento de ingestão; a combinação com outras substâncias; e adolescentes devem ter atenção, pois estudos mostram ter um efeito contrário (diminuição do desempenho físico).
Bibliografia:
-
Efeito ergogênico de uma bebida esportiva cafeinada sobre a Performance em testes de habilidades específicas do futebol. Ana Paula Muniz Gutierres et al. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Vol. 15. n 6, 2009.
-
Cafeína e Performance em exercícios anaeróbios. Leandro Ricardo Altimari et al. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 42, n 1, 2006.