A Frutose é um carboidrato simples (monossacarído) presente naturalmente nas frutas e no mel. Por ter um alto poder adoçante, a indústria a utiliza muito em seus produtos, como o xarope de milho enriquecido com Frutose.
O excesso de Frutose está associado ao aumento de gordura corporal e hepática.
MAS, antes que você coloque a culpa da obesidade nas frutas, em torno de 100g de fruta terá 3g de Frutose – é uma quantidade muito baixa, seriam necessárias muitíssimas frutas ao dia para gerar algum prejuízo nesse sentido. Enquanto que naquele xarope adicionado aos produtos lá na indústria esse valor pode duplicar, triplicar.
Além disso, diferente do xarope que é basicamente carboidrato, as frutas são ricas em água, fibras, vitaminas, minerais, compostos bioativos, polifenóis… Ou seja, possuem muito valor agregado, sendo importantíssimas para nossa saúde em geral.
A dica aqui é: o que precisa estar baixo na nossa dieta são os refrigerantes, sucos industrializados, barrinhas, biscoitos… os alimentos ultraprocessados. E é necessário adequar a quantidade de frutas, que em geral é muito baixa na maioria da população. Pelo menos 2-3 porções por dia, podendo chegar a 5 porções em dietas mais calóricas.
Grande Abraço!