Quando pensamos em proteínas, e em especial quando pensamos em proteínas e esporte, pensamos em fontes de origem animal, certo? Carne, frango, ovos, lácteos, Whey Protein… . Mas as proteínas de origem vegetal podem e devem complementar as dietas onívoras, e irão sim entrar no cálculo protéico diário.
Além de aminoácidos e nutrientes (que as de origem animal também fornecem), elas terão o diferencial de aumentar a ingestão de fibras e de fitoquímicos da sua dieta.
Ótima opção para o intestino também, já que o excesso de alimentos de origem animal pode comprometer sua microbiotal intestinal. Precisa estar balanceado com alimentos de origem vegetal.
Em geral elas apresentam menor teor de leucina, aminoácido importante para síntese muscular. Novamente, em uma dieta balanceada e planejada, isso não será um problema.
Principais fontes de proteínas vegetais: leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja), oleaginosas (as nuts), cereais integrais (aveia, arroz, milho, trigo integral).
O segredo da boa dieta está na diversidade. Bora enriquecer essa dieta?