Uma prática comum entre pessoas que buscam o emagrecimento e são consumidoras assíduas de refrigerante é trocar para as versões sem açúcar (zero, light, diet), onde o mesmo é substituído por adoçantes artificiais não calóricos. Essa prática é saudável? Ajuda no emagrecimento? Vamos lá:.

Em um primeiro momento, dependendo do caso, essa troca pode ser utilizada por alguns Nutricionistas, quando o paciente inicia um processo de emagrecimento e mudança de hábitos. Principalmente se o hábito atual do paciente incluir maiores quantidades de refrigerante. Isso associado à redução das quantidades ingeridas..Muitos estudos não associam o consumo de refrigerantes zero com emagrecimento. Alguns desses estudos mencionam o fato de que geralmente pessoas que consomem refrigerantes com regularidade também possuem outros hábitos alimentares inadequados, o que pode dificultar a avaliação dos resultados.

Existem estudos mostrando o contrário: aumento de peso com o consumo de refrigerantes sem açúcar. Alguns associam com maior consumo alimentar, já que o organismo não recebeu “a recompensa” esperada (o açúcar). Outros estudos associam adoçantes artificiais a maior risco de intolerância à glicose. Ou seja, eles não são isentos de efeitos no peso do indivíduo apesar de não conterem calorias.

Lembrando que quando falamos em alimentação saudável, redução de peso ou manutenção de um peso e estilo de vida saudáveis, devemos sempre fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação. Você deve concordar que tanto refrigerantes quanto adoçantes artificiais não são encontrados na natureza.

A minha modesta opinião de nutri (objetivo final para a maioria das pessoas que acompanho): incentivar um consumo baixo de refrigerantes, se a pessoa realmente gosta e sente vontade, em ocasiões pontuais, como refeições livres, e em quantidade moderada. E nesse caso, consuma o normal mesmo, não vejo porque consumir uma versão sem açúcar dentro de um cenário considerado saudável.

Agendamentos pelo Whats (51) 9.9853.4013.
Grande abraço!

Nenhum Comentário

Comentários Desativados